Saímos de Santiago e pegamos um vôo para o norte do Chile, cidade de Calama. O plano inicial era ir de bus passando por alguns lugares mais realizamos que não teriamos tempo de fazer este trecho desta maneira. Calama já fica em um local bem desertico e é um choque a mudança tão drástica de paisagem.
Próximo a Calama fica a mina de Chuquicamata, uma das maiores minas de cobre do mundo. Tentamos agendar uma visita mas não conseguimos pois a procura é grande e assim deveriamos ter agendando com maior antecedência. Uma pena.
No aeroporto mesmo pegamos um taxi e fomos até o terminal de bus e fomos direto para San Pedro do Atacama nosso objetivo principal .
Estrada que liga Calama a San Pedro do Atacama.
Mais uma da estrada....o visual é muito legal e diferente do que estamos acostumados.
Chegamos em San Pedro e fomos procurar um camping...queriamos estrear e testar nossa barraca nova e também os sacos de dormir. O único problema e acampar ai foi a poeira....não tem como não ficar todo sujo de pó....Ah e a noite faz bastante frio e não tinha agua quente....
Tinha me esquecido de dizer que a cidade fica a 2400 m acima do nível do mar...
Praça principal em San Pedro
Estilo faroeste da cidade....casas de adobe, ruas de terra...
No dia seguinte acordamos cedo e vimos que não teríamos água quente para tomar banho.....saímos em busca de um quarto e encontramos um hostel bem bonitinho com preço bom. Fomos direto tomar banho pois para desmontar a barraca e arrumar as coisas no pó e debaixo do sol não foi muito fácil.
Placa com as altitudes e nomes dos vulcões na região.
Rua principal da cidade onde ficam os restaurantes, bares e agencias de turismo....Em San Pedro foi o lugar da viagem que mais encontramos brasileiros...Acho que é porque fica praticamente na fronteira entre Chile, Perú e Bolívia.
Uma agência típica com as placas de passeios oferecidos.
Olha como é o horizonte ....cercado de altos vulcões.
Fizemos este passeio para o Vale de la Luna...um lugar bonito com formações sedimentares cimentadas por halita (sal). Bem bonito...o sedimento fica bem duro e a dilatação térmica do sal faz a rocha estralar bastante...parece que vai cair tudo. Sinistro ficar em baixo.
Panoramica
Guia maluco no ponta de um bloco bem instável....
Visual lá de baixo....com o mergulho das camadas ...dobras
Só mais esta com os arredores...
No dia seguinte de madrugada fomos para o passeio no geisers de El Tatio.....muito bonito também. Vamos bem de madrugada e vemos sol nascer no local. Faz muito frio pois fica no alto da cordilheira a cerca de 5000 m de altitude. Eu fiquei até meio lesado com a altitude...não estava 100%. De qualquer maneira é um lugar que tem que ir de qualquer jeito. Levem todos os agasalhos rsrs
Na volta paramos numa vila de população tradicional...moram no alto da cordilheira e criam lhamas e vicunas. No local vendem espetinhos de lhama...bem gostoso por sinal e plantas medicinais.
Cactos gigantes....devem demorar para ficar deste tamanho. Começam a aparecer em altitudes um pouco menos elevadas.
O último passeio que fizemos foi por um salar e pelos ojos del salar. Os ojos del salar (olhos do salar) são formações circulares, como um poço no meio do salar. Não sei qual é o processo de formação mas deve ser similar a uma dolina em calcário...em resumo dissolução e abatimento do teto. Tipo um processo de formação de cavernas no calcário...enfim. A água é bem fria e salgada mas valeu a pena pelo mergulho...
Depois fomos até um outro local onde os poços são bem mais salgados ....e não é possível afundar pois a densidade da água é quase igual a do corpo. Vc fica como um cubo de gelo boiando.
Começo a vir uma tempestade cruel ....e por incrível que pareça choveu no deserto do Atacama...fenômeno que não deve ser assim tão freqüente.
Ventou muito....choveu pouco e saiu o sol de novo....tá ai o por do sol daquele dia.
E foi hora de falar tchau para San Pedro e Atacama.... de manhã cedinho esperando o bus e brincando com os dogs locais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe uma mss